Cisterna: Uma opção sustentável para o uso consciente da água em escolas e residências.

Conheça uma escola em Vacaria RS que colocou em prática ideias de sustentabilidade


A Escola Estadual de Ensino Básico Profº. José Fernandes de Oliveira no ano de 2018 iniciou a construção de uma cisterna visando otimizar o consumo de água, reduzindo gastos e melhorando o aproveitamento da água. Inicialmente foi dada prioridade em eliminar quaisquer vazamentos existentes em toda rede hidráulica da escola, posteriormente foi iniciada a construção do reservatório de água.  




A primeira cisterna do Zezinho vai armazenar a água da chuva dos telhados do Prédio 1, Prédio Ângela e Refeitório, toda esta água acumulada será utilizada em todos os sanitários da escola (24 sanitários), além de ser empregada na lavagem e limpeza de pátios e calçadas.

Com capacidade aproximada de 17 mil litros, poderá ser utilizada para todos os empregos onde a água não precisa tratamento, aquele fornecido pela companhia de água, que recebemos em nossa casa e na escola também. A execução do projeto estendeu-se por 30 dias, tendo um custo total de 24 mil reais, todavia vale ressaltar que o consumo mensal de água girava em torno de R$ 5.500,00 porém após a construção da cisterna o valor da conta de água reduziu para R$ 500,00 trazendo um retorno financeiro total em menos de 5 meses de existência.   

Confere aí alguns registros de todo esse processo:






Programa Pró-Mananciais CISTERNAS DE FERROCIMENTO DE 20 MIL LITROS

A cisterna de captação de água de chuva em ferrocimento 

A cisterna de ferrocimento apresenta processo relativamente simples e de fácil construção, possibilitando o aprendizado por qualquer pessoa interessada e a possibilidade de reaplicação em sua comunidade, tornando-se uma forma popular de captação da água da chuva. Trata-se de construção de baixo custo, com alta qualidade e durabilidade e pode ser adequada às condições e necessidades de cada família. A cisterna de ferrocimento é um reservatório de água cilíndrico, que permite o armazenamento de águas das chuvas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, por meio das calhas de chapas galvanizadas ou PVC. O reservatório, fechado, é protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelo vento. Esse tipo de cisterna, não fica enterrada, por isso deve ser construída na parte mais baixa do terreno ao redor da casa, para receber a água do telhado por gravidade. Para construção da base deve ser feita uma escavação, suficiente apenas para retirar a camada orgânica do solo.

Tabela 1 - lista materiais - Cisterna em ferrocimento de 20.000 litros


Tabela 2 - Lista de Ferramentas


A partir da quantidade de água necessária, calcula-se o tamanho da cisterna aplicando-se a fórmula:

Raio x Raio x 3,14 x altura = Volume total (m³), sendo todas medidas em metro


Exemplo: Deseja-se construir uma cisterna de 20 m3 - que corresponde a 20.000 litros m³ - e o raio da circunferência da cisterna adequado, em função da área disponível no terreno, foi definida em 2 m, então a altura da cisterna será de: 

2 x 2 x 3,14 x altura = 20 
12,56 x altura = 20
altura = 20 / 12,56
altura = 1,60 m

Cálculo da área necessária de telhado

Cada milímetro de chuva corresponde a um litro de água por metro quadrado. Portanto, uma chuva de 20 mm terá 20L por metro quadrado, um telhado de 70 m2 coletará 1.400 litros de água.

Cálculo do volume captado (m³)

Volume de água = Área do telhado (m²) x Precipitação anual (m) Raio Altura 8 

Com estas informações e os índices pluviométricos de cada região, pode-se calcular o tamanho do telhado e da cisterna, para captar e estocar água conforme as necessidades de cada família/propriedade. Por exemplo, a precipitação anual em Araçuaí MG é de 0,75 m, então um telhado de 60 m² poderá captar 45 m³ de água em um ano. Em São Sebastião do Paraíso SP, onde a precipitação anual é de 1,75 m, o mesmo telhado de 60m² poderá captar 105 m³ de água de chuva em um ano.  


PASSO A PASSO

1 -Definição do local, preparação do terreno e da circunferência

O local escolhido deve permitir a formação de uma base plana e sem pedras A construção deve ser próxima à casa, os moradores podem ajudar a encontrar o melhor local Não construir próximo a árvores e fossas A captação da água não pode ser feita em telhado de amianto ou de palha!


2 -Preparação da base da cisterna Fazer a marcação do círculo com o tamanho da cisterna - fixar uma haste no centro e com um pedaço de corda com o comprimento do raio da base desenhar o círculo; 

a) Socar bem o terreno;

O fundo poderá ter esgotamento pelo centro, como um semi círculo com a boca para cima, desta forma, o esgotamento será feito por um tubo partindo do centro que deverá ser assentado com o joelho de PVC em uma vala aberta na base, conforme a figura abaixo:



Ou com esgotamento lateral, quando o fundo for abaulado com uma elevação de 20 cm ao centro: 


b) Colocar 5 cm concreto magro para isolar o terreno das telas; 
c) Colocar a malha de ferro cobrindo toda a circunferência no chão; 
d) Cortar as pontas que ficarem para fora e dobrá-las para cima; 
e) Amarrar a malha de ferro; 
f) Cobrir a base com a massa de cimento, areia e água.




3 - Preparação das paredes

a) Amarrar as malhas umas as outras no chão; 
b) Colocar a tela de ferro sobre a malha, amarrando uma a outra
; c) Levantar a armação, malha e tela, e coloca-la sobre a base da cisterna; 11 
d) Transpassar em pelo menos 20 cm e amarrar a malha; 
e) Amarrar a parede com os ferros da base em diversos pontos;




4 - Preparação da armação da tampa da cisterna 

a) O raio da tampa deve ser 20 cm maior que o raio da cisterna; 
b) Com a circunferência marcada, posiciona-se a malha de ferro e amarra-se para formar uma malha única; 
c) Cortar os ferros que ficarem para fora do círculo e dobrar as pontas para cima;
d) Virar a malha, deixando as pontas para baixo; 
e) Cortar a malha em cruz a partir do centro em 4 partes iguais; 
f) Transpassar e amarrar uma parte a outra da malha em mais ou menos meio quadrado, de modo que o centro vai se levantando; 
g) Depois de pronta a estrutura em malha de ferro da tampa, cobri-la com a tela tipo viveiro ou tela plástica, amarrando-a com arame em diversos pontos; 
h) Fazer a abertura da tampa cortando aproximadamente 25 cm de diâmetro a tela e a dobrar a malha de ferro no topo; 
i) Colocar a tampa em cima da armação, deixando as pontas de ferro para cima; 
j) Amarrar as pontas de ferro da tampa com as pontas de ferro da armação lateral; 
l) Escorar a tampa com varas ou ripas.




5 - Revestimento com argamassa 

a) Preparar a massa na medida de uma parte de cimento para duas partes de areia e meia parte de água, para ficar no ponto de massa pastosa 




b) Revestir a armadura da cisterna com a massa. A areia deverá ser peneirada antes de usar. 
c) Durante a colocação da massa, segurar um anteparo que pode ser uma chapa de zinco ou de compensado na parte interna da cisterna bem encostada a armação de ferro 
d) Revestir a tampa da cisterna com a massa 
e) Traço da argamassa: 1:2:0,5 
f) 1 unidade de cimento para duas unidades de areia seca e 400 a 500ml de água para cada 1Kg de cimento.




6 - Reboco final e finalização da cisterna

a) Antes de começar o reboco, fixar o cano de saída onde será colocado o registro. A altura da torneira deve ser adequada para colocar um vasilhame para coletar a água, aproximadamente 40 cm do chão.
b) Fazer o reboco com a massa, utilizando areia peneirada, pelo lado de dentro e pelo lado de fora da cisterna. Para ter acesso à parte interna da cisterna, utilizar duas escadas, uma escorando a outra. As escadas não podem tocar a parede da cisterna.
c) Fazer o polimento da cisterna, alisando o reboco com uma esponja umedecida.
d) Aguardar a massa secar por aproximadamente 24h e retirar a escora.
e) Encher a cisterna de água a medida que for sendo construída. Se não for possível encher a cisterna com água, deve-se mante-la umidecida pelo menos durante uma semana, para que não ocorram rachaduras.
f) Tampar o acesso a cisterna com uma tampa de ferrocimento ou do material que desejar. Deve ser bem vedado e não pode entrar luz, a fim de preservar a qualidade da água.
g) Pintar a cisterna com cal




7 - Instalação das calhas, canos e filtro de descarte

a) Instalar as calhas no telhado existente
b) Instalar tubulação entre calha e cisterna
c) Instalar um T na saída das calhas ou logo antes da entrada da tubulação na cisterna, evitando a entrada de impurezas vindas do telhado
d) Acoplar um tubo com um tampão na saída de baixo do T.
e) Quando começar a chover retirar o tampão e esperar alguns minutos, para limpar a água, colocá-lo de volta. 


Via >>







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 5 R's, repense, reduza, recuse, reutilize e recicle!

Conheça mais sobre a Escola Kathleen Grimm e seu design verde.