Instituto Akatu - Por um consumo mais consciente.

Instituto Akatu








HISTÓRIA

O Instituto Akatu foi criado no ano de 2000, dentro do Instituto Ethos localizado em São Paulo, o qual visava mobilizar as empresas a tornar suas práticas mais sustentáveis, buscando principalmente conscientizar os consumidores a exercer mais responsabilidade sobre suas práticas diárias.

O foco principal do Instituto Akatu é atentar a sociedade às práticas de um consumo mais sustentável, fazendo com que os próprios consumidores possam compreender os impactos que suas escolhas podem acarretar no presente e no futuro. Essa organização não possui nenhum fim lucrativo, seu objetivo é mobilizar a sociedade para que possa realizar um consumo mais consciente.

A palavra “Akatu”, vem do tupi e significa semente boa e mundo melhor, resumidamente, esse é o lema que o Instituto carrega, defender o consumo sustentável como instrumento de transformação do mundo, visando o bem-estar da atual e das futuras gerações, acreditando no poder de mudança que cada gesto de um ser humano pode conquistar.

Para o Instituto, cada consumidor pode colaborar para a sustentabilidade do planeta em que vivemos, refletindo principalmente nas suas escolhas de consumo, tendo em vista que cada uma delas causa um impacto e molda uma característica no mundo ao nosso redor.

Dentre as estratégias adotadas, está o trabalho de divulgação, que busca a comunicação por meio da internet e empresas de mídia e publicidade, divulgando materiais, artigos, entrevistas e reportagens que buscam informar sobre os benefícios do consumo consciente. Há também o trabalho de educação realizado junto as comunidades, empresas e instituições de ensino, são oferecidas palestras, capacitações metodologias e processos a serem implantados.







POR QUÊ CONSUMO CONSCIENTE?

• Vivemos em uma condição de insustentabilidade social e ambiental, ou seja, não conseguimos manter aquilo que se é necessário, por exemplo, em 1 ano, consumimos 74% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de regenerar, ainda vivenciamos um aumento da classe consumidora, a estimativa é que até 2030, esse mercado deve dar um salto de 3,8 para 5,3 bilhões de pessoas, através dessa informação, conseguimos perceber, que há cada vez mais pessoas usufruindo e cada vez menos pessoas cuidando.



MAS AFINAL, O QUE É UM CONSUMO CONSCIENTE?

• Consumo consciente é a prática que nos permite consumir com menores impactos ao planeta, sem excessos, sem desperdícios, para que haja o suficiente sempre, para todos os indivíduos.

• O consumidor consciente é considerado um indivíduo empoderado, tendo em vista que, faz parte de um contexto que envolve diversas etapas, entre elas, produção, compra, uso, descarte.... Podendo trazer consequências positivas e negativas a si mesmo, a economia, ao meio ambiente e a sociedade em geral.



6 PERGUNTAS DO CONSUMO CONSCIENTE

1- POR QUE COMPRAR?

• É importante perguntar a si mesmo antes de realizar a compra: Você realmente precisa desse produto ou serviço? Na maioria dos casos somos estimulados por propagandas e acabamos agindo por impulso e efetuando a compra daquilo que não era completamente indispensável, ao invés de comprar na primeira oportunidade, devemos priorizar as trocas, as reutilizações e em muitos casos até os empréstimos. Talvez aquele dinheiro investido em algo que não era necessário no momento, poderia ter sido aproveitado em uma atividade familiar ou com os amigos.

2- O QUE COMPRAR?

• Priorize sempre aquilo que é indispensável, analise as opções disponíveis e as características de cada produto/marca, observe a qualidade, maior durabilidade, o qual oferece mais segurança, e por fim, opte pelo produto que seja capaz de suprir suas necessidades.

3- COMO COMPRAR?

• Este é o momento de pensar na forma de pagamento que melhor atende a sua necessidade, você vai pagar à vista ou a prazo? Caso opte pelo prazo, consegue ir a pé ou bicicleta para efetuar o pagamento das prestações? Terá os impactos do transporte (carro, ônibus, etc...) para fazer esse trajeto? E como irá levar as compras? Em sacolas plásticas, caixas de papelão ou ecobags? Todas essas simples etapas são importantes para diminuir o impacto negativo do seu consumo, portanto, atente-se a cada pequeno detalhe.

4- DE QUEM COMPRAR?

• Sempre que escolher a fabricante do produto a ser comprado, busque demais fontes de confiança para verificar as características durante a produção do mesmo, a empresa contribui para o bem-estar local? Há cuidado no uso dos recursos naturais? Existe um bom relacionamento entre empresa e funcionários? Avaliando esses quesitos você consegue reconhecer quais empresas beneficiam a sociedade e o planeta.

5- COMO USAR?

• Sempre que adquirir um produto, tenha por objetivo usufruir o máximo possível, tenha cuidado e zelo, você deve dar uma vida longa para o mesmo. Caso ele quebre, tente consertá-lo de alguma forma antes de comprar um novo, priorize reutilizá-lo. Essas práticas são essenciais para evitar a necessidade de troca sucessiva de itens e os impactos associados à sua fabricação, ao seu transporte ou até mesmo ao seu descarte.

6- COMO DESCARTAR?

• Caso o produto não tenha mais utilidade pra você, ele ainda pode ser útil para outra pessoa. Uma ideia bem legal também, é transformá-lo em outro objeto, por exemplo, caixinhas e embalagens de papelão podem se tornar brinquedos para a criançada fazer a festa, pneus podem virar balanços, potes e latas podem se transformar em vasos para plantas. Ou ainda se não houver uma forma de reutilização do mesmo, o próximo passo é encaminhar os resíduos para o descarte de maneira correta, promovendo então a reciclagem.



PRIMEIROS PASSOS DO CONSUMO CONSCIENTE


1 - A ÁGUA NO SEU DIA A DIA

• Apesar de ser um recurso abundante, apenas 2,5% da água da Terra é doce e cerca de 2/3 desse volume total encontra-se em estado sólido nas geleiras, em neve ou em subsolos congelados. É extremamente importante refletirmos sobre a forma que consumimos a água, visando garantir que toda população tenha acesso a esse recurso finito. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 50 a 100 litros de água ao dia são suficientes para suprir as demandas de um indivíduo, beber, preparar alimentos, fazer limpeza doméstica, higiene pessoal...

• Em nosso país, a média de consumo diário está em 154,9 litros por pessoa, esse consumo exagerado, aliado as perdas e desperdícios no sistema de distribuição, ou ainda o uso inadequado da água pelas indústrias é um dos responsáveis pelo desequilíbrio no que diz acesso à água tratada por toda a população.

• Cada cidadão tem um papel importantíssimo na proteção desse recurso natural, são pequenas mudanças de hábito no consumo que podem resultar em grande contribuição para a disponibilidade de água no Brasil e no mundo.




CONHEÇA OS 8 PRIMEIROS PASSOS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

























2 – OS ALIMENTOS NO SEU DIA A DIA

• A maneira como nos alimentamos também impulsiona um sistema de produção que vem causando inúmeros impactos no planeta. As revoluções agrícolas permitiram alimentar mais pessoas, mas para que isso acontecesse, florestas morreram, animais de vida selvagem foram extintos, a água se tornou um recurso mais difícil de ser encontrado e o clima já não é mais o mesmo, todas essas mudanças afetam inclusive a biodiversidade do planeta e mexem com estabilidade da Terra.

• A produção a nível mundial de alimentos é responsável por 27% das emissões de gases de efeito estufa e por 70% das águas removidas para uso, ainda ocorrem outros desperdícios, muitas vezes alimentos que poderiam saciar a fome de diversas pessoas acabam sendo jogados no lixo. No Brasil, cada pessoa desperdiça, em média, 41,6 kg de alimentos por ano.






CONHEÇA OS 10 PRIMEIROS PASSOS PARA O CONSUMO CONSCIENTE DE ALIMENTOS





























3 – A BIODIVERSIDADE NO SEU DIA A DIA

• Nossos atuais padrões de produção e de consumo exigem muito mais da natureza do que ela é capaz de regenerar, isso acarreta a perda de um dos elementos mais importantes, responsável também pela manutenção das espécies vivas, a biodiversidade.

• A biodiversidade nos garante o fornecimento de serviços naturais essenciais, ajuda na manutenção da vida e assegura o nosso bem-estar. Tudo é construído a partir de recursos que a biodiversidade oferece, desde o alimento que ingerimos até os medicamentos que usamos, o ar que respiramos e a água que ingerimos.

• A principal causa da extinção de espécies e perda da biodiversidade no atual momento, é a destruição da fauna e da flora, os desmatamentos, o cultivo de monoculturas, o uso exagerado de agrotóxicos, entre outras...




CONHEÇA OS 10 PRIMEIROS PASSOS PARA A MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE























4 – A CRISE CLIMÁTICA E A NOSSA VIDA

• A partir da Revolução Industrial (1760-1840), a quantidade de gases de efeito estufa que vem sendo emitido tem sido crescente a cada dia, a camada de ozônio do planeta vem sofrendo duramente essas mudanças climáticas e a temperatura média da superfície terrestre aumentou consideravelmente nas últimas décadas, o famoso aquecimento global.

• A crise climática que viemos enfrentando trás impactos negativos para a humanidade, escassez de água, ondas de calor, degradação ambiental, ondas de calor, aumento do volume dos oceanos, e consequentemente, trazendo a queda na produtividade agrícola e causando problemas de saúde na população em geral.

• Ao adotar um conjunto de hábitos de consumo consciente, visando amenizar os impactos negativos e a emissão de gases de efeito estufa, o indivíduo contribui para mudar o cenário em que vive, e também, pode exercer o poder de influência multiplicadora no combate à crise climática.




CONHEÇA OS 10 PRIMEIROS PASSOS PARA EVITAR A CRISE CLIMÁTICA






















5- OS RESÍDUOS NO SEU DIA A DIA

• É importante darmos um destino correto a cada resíduo que produzimos, resíduos orgânicos (como restos de comida e plantas) e resíduos secos (plástico, metal, vidro, papel, entre outros) devem bem aproveitados e o seu descarte final, gerar o menor impacto negativo possível, tanto ao meio ambiente quanto a sociedade em geral.

• Caso o descarte não seja efetuado de forma correta e criteriosa, o ecossistema é prejudicado, podendo contaminar solo, água e oceanos.






CONHEÇA OS 10 PASSOS PARA REDUÇÃO E DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS PRODUZIDOS






























Via  Akatu 💚
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 5 R's, repense, reduza, recuse, reutilize e recicle!

Cisterna: Uma opção sustentável para o uso consciente da água em escolas e residências.

Conheça mais sobre a Escola Kathleen Grimm e seu design verde.